COLONOSCOPIA MANITOL PERODO MANH

COLONOSCOPIA – Período da Manhã – PREPARO COM MANITOL

O QUE É COLONOSCOPIA?

É um procedimento que permite examinar o intestino grosso (cólon), introduzindo-se um tubo flexível de 13 mm de diâmetro, chamado colonoscopio, através do ânus. O procedimento é realizado com sedação profunda para evitar desconforto.

PREPARO PARA COLONOSCOPIA

A remoção de fezes do intestino grosso é fundamental para a realização do exame. Caso o cólon não esteja adequadamente limpo o exame poderá ser suspenso. Por isso, siga as orientações abaixo. Os medicamentos listados poderão ser obtidos nas farmácias.

DOIS DIAS ANTES DO EXAME:

- Suspenda o consumo de sementes, amendoim, nozes e cereais integrais, tais como linhaça, trigo, chia, aveia, centeio e cevada.

DIA ANTERIOR AO EXAME
DIETA: Nesse dia está proibido a ingestão de fibras (verduras, legumes, frutas, pão ou cereais integrais), carnes, leite e derivados. Alimentos permitidos: caldo de carne coado, sopa de macarrão, miojo, ovos cozidos, torradas, gelatinas claras, sucos de frutas de cor clara e peneirados, chás cores claras, refrigerantes cores claras, água de coco. Desde o início do preparo é importante ingerir pelo menos 2 litros de água.
MEDICAMENTOS
1- BISACODIL 05mg(Dulcolax®;Lacto-Purga®): tomar 2 comprimidos às 8 horas.
2- MANITOL: misturar 750 ml de MANITOL 20% a 750 ml de limonada coada e sem açúcar e tomar o preparado das 20:00 às 22:00 horas.
* Os dois medicamentos acima irão provocar diarreia, o que limpará seu intestino. Se tiver cólica tome 40 gotas de BUTILBROMETO DE ESCOPOLAMINA (Buscopan ®).

DIA DO EXAME
DIETA: Deverá permanecer em jejum absoluto (inclusive água) nas 6 horas que antecedem o exame.
MEDICAMENTO: PHOSFOENEMA ou FLEET ENEMA (utilizados para lavagem do reto). Aplicar o líquido de uma bisnaga no reto 1 hora antes de sair de casa para realizar o exame. Siga orientações da bula.
ROUPAS: use roupas e sapatos confortáveis no dia do exame.

SOBRE SEUS MEDICAMENTOS 

- É importante avisar ao médico anestesista ou endoscopista sobre suas doenças e quais medicamentos você está tomando (se necessário, traga por escrito).

- Medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários (como acido acetilsalicílico, clopidogrel, ticlopidina, dabigatrana e outros) devem ser suspensos pelo menos 5 dias antes do exame.

- Alergia a medicamentos deverá ser informada.

- Se tiver problemas nas válvulas do coração haverá necessidade do uso de antibiótico profilático, logo avise as nossas colaboradoras assim que chegar a clínica para realizar o exame.

Imprimir Preparo