TERMO DE CONSENTIMENTO - COLONOSCOPIA

TERMO DE CONSENTIMENTO – COLONOSCOPIA

O QUE É COLONOSCOPIA?

É um procedimento que permite examinar o intestino grosso (cólon), introduzindo-se um tubo flexível de 13 mm de diâmetro, chamado colonoscópio através do ânus.

 

O EXAME

No momento do exame será administrado um sedativo na sua veia que o fará dormir. Nenhum desconforto será sentido durante o procedimento. Normalmente o exame demora 15 a 30 minutos. Após o exame é comum perceber gases intestinais, distensão abdominal ou cólicas, que ocorrem pela introdução de ar no cólon durante o procedimento. Se necessário, medicamentos antigases e analgésicos serão utilizados na nossa clínica para o alívio desses sintomas. É necessário jejum de 8 horas para alimentos sólidos e 4-6 horas para líquidos (inclusive água).

 

PROCEDIMENTOS DURANTE A COLONOSCOPIA

Caso se observe alterações da mucosa do intestino, o médico poderá obter material (biópsias) para analisar melhor o problema. Na presença de sangramento intestinal poderá ser realizado cauterização ou injeção de medicamentos para estancar a hemorragia. A biópsia e a injeção de medicamentos são realizados através de sondas que são introduzidas dentro do colonoscópio.

 

O QUE SÃO POLIPOS E POR QUE DEVEM SER REMOVIDOS?

Polipos são brotamentos anormais da superfície do cólon (semelhantes a verrugas). A maioria é benigno, mas podem ter potencial de malignidade levando ao câncer de cólon. Por esse motivo devem ser retirados utilizando-se um procedimento denominado polipectomia, que é realizada através da passagem de uma sonda pelo colonoscópio que cortará o pólipo e fará sua imediata cauterização. Complicações como sangramento ou perfuração após a polipectomia são muito raros (0,1 a 1%), mas se ocorrerem poderá ser necessária correção imediata durante o procedimento ou até cirurgia de emergência. Quando realizado polipectomia, será feita a cobrança de cada polipo separadamente. Caso o convênio não libere o procedimento, o laudo ficará retido até que seja realizada a liberação. Não havendo a liberação, o paciente deverá se responsabilizar pelos custos. Em caso de dúvidas, fale com nossa recepcionista.

 

CUIDADOS APÓS A COLONOSCOPIA

Devido à utilização de sedativo é necessária a presença de uma pessoa responsável para conduzi-lo até seu domicílio. Após o exame a alimentação e atividades físicas estarão liberadas. Se for realizada polipectomia recomenda-se repouso e dieta leve por 24 horas. Não será permitido dirigir após o exame.

 





QUAIS AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA COLONOSCOPIA?

As complicações são raras, mas poderão ocorrer e são decorrentes a:

- Punção venosa: dor no local, vermelhidão. flebite.

- Anestesia: alergia, sonolência, diminuição da frequência respiratória, aspiração, pneumonia, hipóxia, parada respiratória e cardíaca.

- Colonoscopia: sangramento, perfuração, dor abdominal, gases, cólicas, febre baixa, bacteremia, sepsis.

- Polipectomia: sangramento e perfuração intestinal.

- Em casos de complicações graves pode haver necessidade de remoção para o hospital, internação, cirurgia, transfusão sanguínea e há risco de morte.

- Todas as informações por mim prestadas são verídicas e declaro que não ocultei nenhum problema de saúde relevante para a manutenção da minha integridade física e mental.

- Finalmente, declaro que tenho conhecimento que o valor pago em retribuição a este(s) exame(s) que me submeterei refere-se tão somente aos honorários médicos, anestesista e aos custos do(s) próprio exame(s) endoscópico(s). Se houver complicações do exame endoscópico ou da anestesia, o uso de medicamentos, equipamentos e recursos que se fizeram necessários serão pagos separadamente pelo paciente.

 

Caso seja verificado algum sintoma anormal, o médico responsável pelo seu procedimento deverá ser comunicado.

Ciente das informações descritas acima, autorizo a realização do exame.

________________________________________            ____________,____de_____________de______.
Assinatura do paciente ou responsável
RG:_____________________________________

Imprimir Termo de Consentimento para Realização da Colonoscopia

Ler e trazer impresso e assinado no dia da realização do exame.