DIETA SAUDVEL
Dieta Saudvel

Escolha alimentos ricos em fibra, pouco acar e gorduras insaturadas.

  • Alimentos frescos no lugar de enlatados.
  • Mais produtos integrais, como o farelo de trigo.
  • Fique longe de alimentos pr-prontos tanto quanto possvel.
  • Leia os rtulos das caixas e enlatados que voc compra. Alguns tm mais gordura e acar do que voc imagina.
  • Alimente-se de produtos com ?light? (pouca gordura) e pouco colesterol.

    • Asse ou grelhe os alimentos. No frite.
    • No ingira mais de 4 ovos na semana. A clara saudvel. A gema no.
    • Coma mais peixe. Coma menos carne vermelha.
    • Tire a pele das aves antes de voc cozinhar ou comer.

    Fique longe de restaurantes ?fast-food? e confeitarias.

    • Se voc for ao ?fast-food?, No coma o baicon ou queijo. Evite maionese e molho de salada.
    • Pea itens grelhados no lugar de fritos.
    • Evite calorias como doces, refrigerantes e chocolates.

    Ingira vitaminas.

    • Tenha uma verde, coma salada ao menos uma vez ao dia.
    • Use pouco molho no gorduroso na salada.

    Voc deve ingerir lquidos. Voc perde lquidos quando respira, vai ao banheiro ou sua. Voc deve ingerir 6 a 8 copos de gua ao dia.

    Limite gordura, colesterol, acar, lcool, sal e cafena da sua dieta.

    Os alimentos que voc precisa:

    Grupo Poro Exemplos de Poro
    Carnes, aves, peixes, feijo, ovos 2 a 3 2 a 3 oz de carne magra, 1 ovo, copo de feijo (beans) cozido.
    Gros 6 a 11 1 fatia de po, copo de massa ou arroz, 1oz de cereal.
    Frutas 2 a 4 1 fruta, 1 copo de suco de frutas.
    Vegetais 3 a 5 copo de vegetais no folhosos e 1 copo de folhas verdes.
    Leite, queijo, iogurte 2 a 3 1 copo de leite ou iogurte, 1 a 2 oz de queijo.
    Protenas

    Formam a estrutura bsica do tecido humano e rgo. O corpo humano utiliza as protenas para o crescimento e reparo de clulas. Protenas so encontradas em ovos, leite, queijo, castanhas, carne, aves, peixe, lentilhas, ervilhas e feijo. 15% das calorias devem vir de protenas.

    Carboidratos

    a maior fonte de energia do corpo humano. Carboidratos so encontrados nas batatas, po, cereais, gros, massas, leite, iogurte, frutas e vegetais. Devem ser 50% das suas necessidades calricas.

    Gorduras

    Gorduras fornecem energia e so utilizadas no crescimento e reparo de tecidos. So encontrados nas olivas, castanhas, queijo, carne, peixe, aves, manteiga, leos vegetais, abacate e maionese. Gorduras saturadas so menos saudveis que as poli-insaturadas e monossaturadas. Gorduras saturadas so encontradas nas manteigas, margarina, carne, queijo, pele de aves, derivados do leite.. Gorduras monoinsaturadas so encontradas no leo de oliva, leo de canola e abacates. Gorduras poli-insaturadas so encontradas nos peixes e alguns leos vegetais.

    Gorduras no devem ser mais que 30% das suas necessidades calricas. Somente 10% das suas calorias devem vir de gorduras saturadas. H 9 calorias em uma grama de gordura.

    Fibras

    Fibras so encontradas em plantas e no so digeridas pelo corpo. Conferem volume as vezes. Pouca fibra em sua dieta pode provocar problemas intestinais como constipao. Frutas, vegetais, gros e cereais so fontes de fibras. recomendvel a ingesto de 20 a 35 gramas de fibras ao dia. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir os nveis de colesterol.

    Vitaminas e minerais

    Vitaminas so importantes nutrientes que podem ajudar a regular o metabolismo e a funo do crebro, nervos, msculos, pele e ossos. As principais vitaminas so A, B, C, D, E, K, B-12 e sete complexos vitamnicos B. Minerais so necessrios em pequena quantidade para o corpo humano funcionar. Por exemplo, clcio necessrio para a sade dos dentes e ossos e zinco e magnsio so necessrios para controle do metabolismo. Ferro importante no sangue e em vrias reaes qumicas do corpo. Vitaminas e minerais so encontrados em vrios alimentos como leite, queijo, vegetais verdes, peixe, carne e aves. Tambm so adicionados ao leite e cereais.

    gua

    gua necessria na reposio dos fluidos que seu corpo perde quando voc respira, vai ao banheiro e sua. Voc deve ingerir 6 a 8 copos de gua ou outros lquidos (incluindo sopas e outras bebidas) todos os dias.

    Cuide bem do seu estmago

    1. Faa 3 refeies dirias, obedecendo aos horrios certos para o desjejum, almoo e jantar.

    2. Se o intervalo entre o almoo e o jantar ultrapassar habitualmente 6 horas, faa um lanche no meio da tarde.

    3. Procure alimentar-se devagar, mastigando bem os alimentos.

    4. Procure no dormir de ?estmago pesado? e evite ingerir alimentos no meio da noite.

    5. Dietas ricas em fibras, como as frutas, previnem o cncer gstrico, ajudam na normalizao do funcionamento do intestino e so benficas mesmo no tratamento de lceras e gastrites.

    6. O fumo dificulta a cicatrizao da lcera. Deixar de fumar o ideal, mas reduzir o nmero de cigarros dirios ajuda.

    7. Evite tomar aspirinas, antigripais e comprimidos para dor em geral, pois podem provocar irritao da mucosa do estmago.

    8. Evite refeies pesadas e gordurosas como feijoada, dobradinha, churrasco, etc.

    9. Evite frituras em geral, como pastis, bife milanesa, coxinhas, etc.

    10. Alimentos muito condimentados como picles, alguns legumes como pimento e berinjela, so de difcil digesto. Se voc perceber que seu estmago no ?aceita? esses alimentos, evite-os.

    11. Leite estimulante da secreo cida e no ajuda no tratamento de doenas de estmago. Porm, o leite possui propriedades nutritivas importantes devido ao contedo de clcio. Portanto, tome leite com moderao. 4 copos americanos por dia o suficiente para a maioria das pessoas.

    12. Suco de laranja e outros ctricos so fortemente cidos. Os refrigerantes so bebidas cidas e gasosas que, alm de irritarem o estmago, causam desconforto devido expanso dos gases. Prefira tomar gua sem gs.

    13. Bebidas alcolicas, quando tomadas de estmago vazio, so irritantes da mucosa do estmago e causam desconforto desnecessrio. No beba em excesso ou de estmago vazio.

    14. No h dados que comprovem se os males do consumo excessivo do cafezinho so devidos cafena ou ao acar usado para adoar. Se voc tolera menos o caf que outras pessoas, experimente substituir o adoante ou tomar menos xcaras por dia.