DIETA SAUDÁVEL
Dieta Saudável

Escolha alimentos ricos em fibra, pouco açúcar e gorduras insaturadas.

  • Alimentos frescos no lugar de enlatados.
  • Mais produtos integrais, como o farelo de trigo.
  • Fique longe de alimentos pré-prontos tanto quanto possível.
  • Leia os rótulos das caixas e enlatados que você compra. Alguns têm mais gordura e açúcar do que você imagina.
  • Alimente-se de produtos com ?light? (pouca gordura) e pouco colesterol.

    • Asse ou grelhe os alimentos. Não frite.
    • Não ingira mais de 4 ovos na semana. A clara é saudável. A gema não.
    • Coma mais peixe. Coma menos carne vermelha.
    • Tire a pele das aves antes de você cozinhar ou comer.

    Fique longe de restaurantes ?fast-food? e confeitarias.

    • Se você for ao ?fast-food?, Não coma o baicon ou queijo. Evite maionese e molho de salada.
    • Peça itens grelhados no lugar de fritos.
    • Evite calorias como doces, refrigerantes e chocolates.

    Ingira vitaminas.

    • Tenha uma verde, coma salada ao menos uma vez ao dia.
    • Use pouco molho não gorduroso na salada.

    Você deve ingerir líquidos. Você perde líquidos quando respira, vai ao banheiro ou sua. Você deve ingerir 6 a 8 copos de água ao dia.

    Limite gordura, colesterol, açúcar, álcool, sal e cafeína da sua dieta.

    Os alimentos que você precisa:

    Grupo Porção Exemplos de Porção
    Carnes, aves, peixes, feijão, ovos 2 a 3 2 a 3 oz de carne magra, 1 ovo, ½ copo de feijão (beans) cozido.
    Grãos 6 a 11 1 fatia de pão, ½ copo de massa ou arroz, 1oz de cereal.
    Frutas 2 a 4 1 fruta, 1 copo de suco de frutas.
    Vegetais 3 a 5 ½ copo de vegetais não folhosos e 1 copo de folhas verdes.
    Leite, queijo, iogurte 2 a 3 1 copo de leite ou iogurte, 1 a 2 oz de queijo.
    Proteínas

    Formam a estrutura básica do tecido humano e órgão. O corpo humano utiliza as proteínas para o crescimento e reparo de células. Proteínas são encontradas em ovos, leite, queijo, castanhas, carne, aves, peixe, lentilhas, ervilhas e feijão. 15% das calorias devem vir de proteínas.

    Carboidratos

    É a maior fonte de energia do corpo humano. Carboidratos são encontrados nas batatas, pão, cereais, grãos, massas, leite, iogurte, frutas e vegetais. Devem ser 50% das suas necessidades calóricas.

    Gorduras

    Gorduras fornecem energia e são utilizadas no crescimento e reparo de tecidos. São encontrados nas olivas, castanhas, queijo, carne, peixe, aves, manteiga, óleos vegetais, abacate e maionese. Gorduras saturadas são menos saudáveis que as poli-insaturadas e monossaturadas. Gorduras saturadas são encontradas nas manteigas, margarina, carne, queijo, pele de aves, derivados do leite.. Gorduras monoinsaturadas são encontradas no óleo de oliva, óleo de canola e abacates. Gorduras poli-insaturadas são encontradas nos peixes e alguns óleos vegetais.

    Gorduras não devem ser mais que 30% das suas necessidades calóricas. Somente 10% das suas calorias devem vir de gorduras saturadas. Há 9 calorias em uma grama de gordura.

    Fibras

    Fibras são encontradas em plantas e não são digeridas pelo corpo. Conferem volume as vezes. Pouca fibra em sua dieta pode provocar problemas intestinais como constipação. Frutas, vegetais, grãos e cereais são fontes de fibras. É recomendável a ingestão de 20 a 35 gramas de fibras ao dia. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

    Vitaminas e minerais

    Vitaminas são importantes nutrientes que podem ajudar a regular o metabolismo e a função do cérebro, nervos, músculos, pele e ossos. As principais vitaminas são A, B, C, D, E, K, B-12 e sete complexos vitamínicos B. Minerais são necessários em pequena quantidade para o corpo humano funcionar. Por exemplo, cálcio é necessário para a saúde dos dentes e ossos e zinco e magnésio são necessários para controle do metabolismo. Ferro é importante no sangue e em várias reações químicas do corpo. Vitaminas e minerais são encontrados em vários alimentos como leite, queijo, vegetais verdes, peixe, carne e aves. Também são adicionados ao leite e cereais.

    Água

    Água é necessária na reposição dos fluidos que seu corpo perde quando você respira, vai ao banheiro e sua. Você deve ingerir 6 a 8 copos de água ou outros líquidos (incluindo sopas e outras bebidas) todos os dias.

    Cuide bem do seu estômago

    1. Faça 3 refeições diárias, obedecendo aos horários certos para o desjejum, almoço e jantar.

    2. Se o intervalo entre o almoço e o jantar ultrapassar habitualmente 6 horas, faça um lanche no meio da tarde.

    3. Procure alimentar-se devagar, mastigando bem os alimentos.

    4. Procure não dormir de ?estômago pesado? e evite ingerir alimentos no meio da noite.

    5. Dietas ricas em fibras, como as frutas, previnem o câncer gástrico, ajudam na normalização do funcionamento do intestino e são benéficas mesmo no tratamento de úlceras e gastrites.

    6. O fumo dificulta a cicatrização da úlcera. Deixar de fumar é o ideal, mas reduzir o número de cigarros diários ajuda.

    7. Evite tomar aspirinas, antigripais e comprimidos para dor em geral, pois podem provocar irritação da mucosa do estômago.

    8. Evite refeições pesadas e gordurosas como feijoada, dobradinha, churrasco, etc.

    9. Evite frituras em geral, como pastéis, bife à milanesa, coxinhas, etc.

    10. Alimentos muito condimentados como picles, alguns legumes como pimentão e berinjela, são de difícil digestão. Se você perceber que seu estômago não ?aceita? esses alimentos, evite-os.

    11. Leite é estimulante da secreção ácida e não ajuda no tratamento de doenças de estômago. Porém, o leite possui propriedades nutritivas importantes devido ao conteúdo de cálcio. Portanto, tome leite com moderação. 4 copos americanos por dia é o suficiente para a maioria das pessoas.

    12. Suco de laranja e outros cítricos são fortemente ácidos. Os refrigerantes são bebidas ácidas e gasosas que, além de irritarem o estômago, causam desconforto devido à expansão dos gases. Prefira tomar água sem gás.

    13. Bebidas alcoólicas, quando tomadas de estômago vazio, são irritantes da mucosa do estômago e causam desconforto desnecessário. Não beba em excesso ou de estômago vazio.

    14. Não há dados que comprovem se os males do consumo excessivo do cafezinho são devidos à cafeína ou ao açúcar usado para adoçar. Se você tolera menos o café que outras pessoas, experimente substituir o adoçante ou tomar menos xícaras por dia.